Parnaibanos prestigiam A Via Sacra de Parnaíba

Por volta das 17h de sábado (15/04), já havia grande concentração de pessoas à espera do grande evento que celebra a vida, a morte e a ressurreição de Cristo - a mais importante entre as festividades cristãs. Desde os primórdios do Cristianismo, os fiéis dedicam profunda veneração aos lugares santificados pela vida, a morte e a glorificação do Senhor Jesus. De longínquas regiões afluíam à Palestina, a fim de lá orar. A tendência a “reproduzir” se acentuou por efeito das Cruzadas (séc. XI/XIII), que proporcionaram a muitos féis o ensejo de conhecer os lugares santos e de se nutrir da espiritualidade dos mesmos. E desde então, fiéis têm reproduzido trechos dos acontecimentos mais significativos da vida de Jesus Cristo, do seu batismo à sua ascensão aos céus.
A Via Sacra de Parnaíba, evento unificado que, pela primeira vez, reúne os quatro grupos e comunidades que realizam anualmente eventos por ocasião da celebração da morte de Cristo, teve a direção geral de Francisco Chagah e a participação do ator convidado Ricco Lima e de cerca de 200 atores e figurantes integrantes dos grupos:
- Paróquia São Sebastião (PES, ASCAP) - Direção teatral: Juarez Fontenele
- Grupo Cultural São Judas Tadeu - Direção teatral: Jucy Ribeiro
- São Francisco (Cia Estrelato de Artes Cênicas) - Direção teatral:  Francilano Silva e Kleber Lima
- Comunidade Carpina (Grupo Cultural 12 de Outubro) - Direção teatral: Deka
O Prefeito Mão Santa, junto da primeira dama Adalgisa Moraes Souza e do Secretário de Saúde Valdir Aragão, acompanhou todo o percurso da Via Sacra,


Quem estava lá, vai poder relembrar e quem não estava, vai poder ver como foi emocionante o roteiro da Via Sacra de Parnaíba, que contemplou as seguintes passagens:

1 - Batismo de Cristo e prisão de João Batista



2- 40 dias de jejum

3- Sermão da montanha



4 - Cura da mulher com fluxo de sangue


5 - Santa Ceia


6 - Traição e Prisão




7 - Julgado pelo Sinédrio





                        
8 - Na Corte de Herodes Antipas


9 - Pretório de Pôncio Pilatos


                 
10 - Via Crucis



11 - Monte Calvário: "Está consumado!



12 - Ressurreição e Ascensão


Ainda teve o Superintendente de Cultura, Teófilo Lima, cantando temas como a Oração de São Francisco junto com Ricco Lima. E a bela participação de Maestro Beethoven e de Luís Paulo e Banda.







Foi emocionante! Agradecemos a colaboração de todos que estiveram ao lado da Superintendência de Cultura nessa jornada: Prefeito Mão Santa, Superintendência de Turismo, SEGOV, SEINFRA, SETRANSAFS, Polícia Militar, SAMU. Obrigado aos profissionais da imprensa que estavam lá para a cobertura do evento e a todos que, junto de nós, compareceram e acompanharam cada passo, cada cena. Foi feito para vocês.

_____________
                       

Comentários

Postagens mais visitadas