Conheça "As Criaturas", do artista plástico parnaibano, Daniel Mendes

As Criaturas de Daniel Mendes são puro reflexo de sua experiência, a dizer pela pedra esculpida intitulada Auto-Retrato, “tudo que faço parece comigo”, entrega o artista, os rostos que surgem nas Criaturas são o simples reflexo da imagem que vê no espelho. Suas referências artísticas são memórias que vai colecionando, imagens trazidas de suas caminhadas, nas ruínas do Porto das Barcas, nas beiras das praias, por dentre os mangues, colecionando imagens junto ao que o mar trás de volta: os troncos, os pedaços de canoa, as pedras. Muitas vezes, é a natureza que imita sua arte, como quando ele encontra uma raiz/tronco com uma Criatura semelhante a que já tinha criado em tela, ou quando a obra já vem pronta, como o mapa da África encontrado numa âncora abandonada. 
Quando embarcamos na busca pelos suportes e pigmentos que o artista recupera em suas andanças, percebemos as possibilidades infinitas de criação que Daniel tece, as frutas e flores são experimentadas ao ponto de virar pigmento, as superfícies em escombros, trabalhadas para virar tela. Neste ponto o artista se diverte com as possibilidades infinitas, “a minha tinta eu pinto, bebo e como”. E permite, ao ser compartilhado, que a gente pinte, beba e coma as Criaturas. Ampliando nossos contornos, o espelho se quebra em mil pedaços, inventamos a nós Criaturas, nos transformamos em obra de arte e podemos assim ligar e produzir outras formas, mutações em ação.
Em tempos temerosos a obra de Daniel nos oferece um caminho, voltarmos a olhar para o chão, pros restos, pras sobras, buscar em meio ao que é desprezado, ao que é dito ordinário, as Criaturas que ele transforma em arte. É um convite a mudarmos nosso olhar, a olharmos de outro modo, a buscarmos um caminho onde o desprezo dê lugar a esperança, onde nesse olhar pra dentro seja possível brotar outras Criaturas.
Você pode conhecer o trabalho de Daniel Mendes, hoje, 25 de novembro, às 19h, na Vernissage que acontecerá no Sesc Caixeiral.

Comentários

Postagens mais visitadas