Edital de Culturas Populares está com inscrições abertas


A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania lança a 7ª Edição do Edital Culturas Populares que em 2019 homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas de 24 de junho a 16 de agosto, pela internet ou via postal. Na edição de 2019, cada um dos vencedores vai receber R$ 20 mil.
Etapas do processo
O QUE É CULTURA POPULAR
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define Cultura Popular como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”. 
Engloba folclore, cultura oral, cultura tradicional e cultura de massa. Entre manifestações da cultura popular brasileira já registradas – ou em processo de registro – como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão: Literatura de Cordel, Frevo, Bumba meu boi, Jongo, Fandango Caiçara, Tambor de Crioula, Congadas de Minas, Cocos do Nordeste e Marujada de São Benedito.

Todas as informações estão disponíveis neste link.
Em nossa cidade há muitos grupos culturais que se encaixam nos critérios exigidos. A Superintendência de Cultura de Parnaíba está à disposição para ajudar grupos interessados em realizar sua inscrição.

Comentários

Postagens mais visitadas