Carnavalesco Aldi Sousa receberá homenagem no Carnaval de Parnaíba 2020

Posted by Alessandra on quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Para o Carnaval 2020, assim como feito em 2017, decidimos homenagear novamente figuras importantes para a história do Carnaval em Parnaíba. Em uma conversa sobre essa ideia com o escritor e entendedor de cultura, Benjamim Santos, ele sugeriu Aldi Sousa que, por conseguinte, dá nome à edição 2020 do evento.

O filho Cesar, Alessandra Mota, Albert Piauhy, Dona Maria José e o neto Rafael
O primeiro contato para a realização da homenagem foi feito com o neto do seu Aldi, o poeta parnaibano Diego Mendes. Segundo ele: "Aldi do Espírito Santo Anunciação Sousa era carnavalesco atuante. Nasceu em Tutoia, no Maranhão, onde fez o primeiro e histórico carnaval daquela cidade. Depois colocou nas ruas da Parnaíba, O Bafo da Onça, arrebatando prêmios e mais prêmios. Tanto com o Bloco de Sujo quanto com a Escola de Samba. Era homem da cultura popular. Gostava de gente. Sempre alegre e irreverente. O Carnaval era a sua razão de viver. Era serigrafista e foi também presidente da Casa do Estudante do Piauí."
Hoje, no comecinho da noite fomos visitar dona Maria José, que foi esposa de Aldi Sousa. Ela está com 94 anos e uma simpatia e humor contagiantes.
Entregamos a ela, impresso, o cartaz com a arte e o texto que divulgamos com a homenagem. Ela ia lendo e concordando com o texto e acrescentando informações, entusiasmada. Ela nos contou como saiu de sua cidade natal, São Luís, em 1953, para morar em Tutóia e lá, nas festas de Carnaval, conheceu Aldi. No ano seguinte o casal veio para Parnaíba.
Contou que o Carnaval era uma paixão que o casal tinha em comum, e foi o que os uniu, a princípio. Falamos sobre a possibilidade de um dos netos ir receber a homenagem num dos eventos do Carnaval porque achamos que seria incômodo e desconfortável pra ela se deslocar para uma festa. Para nossa surpresa, ela disse que faz questão de ir! Sugerimos o Concurso da Corte por ser mais calmo, mas ela disse que iria no Carnaval da Avenida sem nenhum problema!

Arte feita para a homenagem, entregue à Dona Maria José
Foi um momento muito agradável e ficamos agradecidos pelo carinho com o qual fomos recebidos.
Dona Maria José estará conosco no Concurso da Corte, dia 12 de fevereiro, no Sesc Beira Rio.

Agradecimento especial ao Diego Mendes Sousa, poeta parnaibano, novo membro da Apal, e ao Rafael, netos de seu Aldi e Dona Maria José, pela atenção e colaboração conosco.

Receba as atualizações

Digite seu e-mail

Compartilhar

Posts relacionados

back to top