Para o Carnaval 2020, assim como feito em 2017, decidimos homenagear novamente figuras importantes para a história do Carnaval em Parnaíba. Em uma conversa sobre essa ideia com o escritor e entendedor de cultura, Benjamim Santos, ele sugeriu Aldi Sousa que, por conseguinte, dá nome à edição 2020 do evento.
![]() |
O filho Cesar, Alessandra Mota, Albert Piauhy, Dona Maria José e o neto Rafael |
Hoje, no comecinho da noite fomos visitar dona Maria José, que foi esposa de Aldi Sousa. Ela está com 94 anos e uma simpatia e humor contagiantes.
Entregamos a ela, impresso, o cartaz com a arte e o texto que divulgamos com a homenagem. Ela ia lendo e concordando com o texto e acrescentando informações, entusiasmada. Ela nos contou como saiu de sua cidade natal, São Luís, em 1953, para morar em Tutóia e lá, nas festas de Carnaval, conheceu Aldi. No ano seguinte o casal veio para Parnaíba.
Contou que o Carnaval era uma paixão que o casal tinha em comum, e foi o que os uniu, a princípio. Falamos sobre a possibilidade de um dos netos ir receber a homenagem num dos eventos do Carnaval porque achamos que seria incômodo e desconfortável pra ela se deslocar para uma festa. Para nossa surpresa, ela disse que faz questão de ir! Sugerimos o Concurso da Corte por ser mais calmo, mas ela disse que iria no Carnaval da Avenida sem nenhum problema!
![]() |
Arte feita para a homenagem, entregue à Dona Maria José |
Dona Maria José estará conosco no Concurso da Corte, dia 12 de fevereiro, no Sesc Beira Rio.
Agradecimento especial ao Diego Mendes Sousa, poeta parnaibano, novo membro da Apal, e ao Rafael, netos de seu Aldi e Dona Maria José, pela atenção e colaboração conosco.