Pesquisa objetiva obter e interpretar dados sobre o perfil do profissional em cultura de Parnaíba

Posted by Alessandra on sexta-feira, 29 de maio de 2020

A Superintendência de Cultura e o Carnaúba Valley - o ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo digital de Parnaíba - elaboraram um formulário que visa a obtenção de dados sobre a situação dos trabalhadores em cultura do município. 
Com a pandemia do Coronavírus - COVID19, o setor cultural foi o primeiro diretamente impactado, uma vez que teve todas as suas atividades interrompidas de imediato, o que resultou no cancelamento de eventos, fechamento de casas noturnas, bares e espaços culturais, ocasionando um grande impacto na economia movimentada pelo setor. Segundo o site do Governo Federal, a Cultura foi reponsável, em 2018, por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) – toda a riqueza gerada no País –, gerando empregos, renda e levando desenvolvimento aos brasileiros. Atualmente, toda essa cadeia de empregos, que envolve a música, a dança, as exposições, o teatro, a produção de eventos, encontra-se comprometida.
A classe atualmente aguarda pela aprovação da Lei Aldir Blanc, elaborada para dar apoio emergencial a esses profissionais. Há ainda um edital municipal de apoio emergencial em análise na Secretaria de Gestão, que se aprovado, contemplará todos as categorias de profissionais da área na cidade.

O Carnaúba Valley, coordenado pelo professor Rodrigo Baluz, vem realizando semanalmente, lives que abordam e discutem temas como inovação, criatividade e empreendedorismo - tão necessários à sobrevivência financeira de qualquer negócio, inclusive os negócios de natureza cultural. A exemplo disso, semanas atrás, o cantor Marlon Dreher foi convidado para discutir sobre a situação da música nesse período.
Em Parnaíba, há um considerável número de profissionais que têm no setor cultural a sua principal fonte de renda. Mas não há dados precisos sobre esses números e sobre a dimensão do impacto dessa pausa nas atividades culturais na cidade, sobre esses trabalhadores.

Em busca dessa informação e como uma forma de melhor compreender o cenário que envolve os profissionais da cultura em Parnaíba, a Superintendência de Cultura e o Carnaúba Valley trabalharão juntos na avaliação e interpretação dos dados obtidos na pesquisa, para que possam ser inclusive utilizados para justificar ações mais efetivas que beneficiem a classe. É fundamental a colaboração dos trabalhadores em cultura com o preenchimento do formulário. Os dados pessoais informados não serão publicados, apenas contabilizados com as demais respostas.  Informações como nome, servem apenas para reforçar a veracidade das respostas.

Acesse o formulário aqui.


Receba as atualizações

Digite seu e-mail

Compartilhar

Posts relacionados

back to top