CEU das Artes

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. 
Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país. A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o MinC vem realizando amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégia de mobilização social das comunidades locais. 
Esse material auxilia na ativação dos territórios, com visitas do MinC aos municípios para reuniões de validação dos mapeamentos juntamente aos gestores e comunidade. Os projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que concebeu três modelos do equipamento, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². 
 Os centros contam com biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores (3.000 e 7.000 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada. O Programa prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados.
BIBLIOTECAS
As bibliotecas dos CEUs são espaços destinados ao atendimento, por meio do seu acervo, áreas e serviços, dos diferentes interesses de leitura e informação da comunidade, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e à cultura. Além do acesso e empréstimo do acervo catalogado e sistematizado, as bibliotecas também recebem atividades como saraus, oficinas literárias, debates com a comunidade, entre outras forma para despertar o interesse pela leitura e produção de textos. Para auxiliar os entes federados na execução do Programa CEUs, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNPB (subordinado à Fundação Biblioteca Nacional – FBN, vinculada do Ministério da Cultura) elaborou diretrizes específicas para a implantação das bibliotecas dos Centros de Artes e Esportes Unificados. Acesse as diretrizes do SNBP no link: http://snbp.bn.br/bibliotecas-ceus-das-artes Sobre o SNBP: O SNBP trabalha de maneira articulada com os Sistemas Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Bibliotecas Públicas, respeitando o princípio federativo, com o objetivo de fortalecer suas ações e estimular o trabalho em rede e colaborativo. Sua gestão tem por premissa básica o diálogo, a transparência, a responsabilidade e o estímulo ao controle social, dentro de um modelo de gestão integrado com as Coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Desenvolve ações conjuntas com outros órgãos, programas e projetos na área de Leitura, Literatura e Bibliotecas, tal como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), Agentes de Leitura, entre outros e, estimula a criação de Planos Estaduais e Municipais do Livro, Leitura e Bibliotecas de acordo com os parâmetros traçados pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Contatos do SNBP Tel: (21) 2210-1134 / 2240-7929 E-mail: snbp@bn.br

Abaixo, fotos do CEU de Parnaíba. Por: Walter Fontenele.










Postagens mais visitadas